Ações em Áreas Protegidas

Foto 1_AREAS_PROTEGIDAS.jpg
imaterra-simbolo-branco-png.png

o Vale Encantado, localizado em Patamares, um dos bairros mais nobres de Salvador, abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da cidade.  Desde o segundo semestre de 2015, o IMATERRA se tornou parceiro do Coletivo SOS Vale Encantado, e juntos lutam – de forma articulada e estratégica – pela conversão do Parque Ecológico do Vale Encantado, um parque urbano, em Unidade de Conservação de Proteção Integral (UCI), conforme previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU 2016).

Neste sentido, em agosto de 2017, firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), para realização dos estudos técnicos, previstos no PDDU (2016), visando a conversão do parque urbano em Refúgio de Vida Silvestre (Revis).

Apoio técnico e articulação para criação do Refúgio de Vida Silvestre do Vale Encantado, Salvador, Bahia.

Crédito da foto: Yan Jovita

Em dezembro de 2017, o Ministério Público do estado da Bahia firmou um Termo de Compromisso com o IMATERRA visando o aporte de recursos para realização dos estudos técnicos necessários à criação da UCI. Em parceria com o SOS Vale Encantado, o IMATERRA coordenou a elaboração dos estudos técnicos, que foram entregues à SECIS e ao Ministério Público estadual, em 2018. Em março de 2020, conseguimos, com o apoio da SECIS, realizar a consulta pública aprovando a criação do Revis. Entretanto, devido à grande pressão política do setor imobiliário, o decreto de criação do Revis ainda não foi assinado.

  • Instagram